Atuação de profissionais de psicologia no Ministério Público brasileiro: resultados de uma pesquisa descritiva

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Xavier de Lima e Silva
Douglas A. MacDonald

Resumo

A presença de profissionais de psicologia no âmbito jurídico não é nova, mas sua atuação no Ministério Público Brasileiro (MPB), propriamente, ganhou notoriedade apenas na última década. Atualmente, as funções e atividades destas(es) profissionais no MPB mostram-se bastante heterogêneas, com profissionais atuando a partir de problemáticas várias, com referenciais teóricos e abordagens diversificadas, porém sem diretrizes de prática bem delineadas, sobretudo quanto às implicações éticas da atuação. Há pouca informação sistematizada sobre como estas(es) profissionais vem trabalhando no MPB, e que poderia servir para criar algumas diretrizes práticas, consentâneas com o compromisso ético e social da profissão. Para suprir essa lacuna de informações, foi realizado um estudo exploratório baseado em pesquisa, que perguntou a profissionais de psicologia vinculados ao MPB acerca de suas atividades, orientações teóricas e percepções sobre pontos fortes e desafios do trabalho, neste campo profissional. Utilizando uma amostra de 105 psicólogas(os), os resultados produziram relevantes dados descritivos, que fornecem uma janela para o estado da prática pré-pandemia, justificando o avanço no desenvolvimento de diretrizes na atualidade. Algumas das descobertas mais interessantes incluem a percepção de que: (a) demandas excessivas e burocracia são as maiores dificuldades operacionais, (b) ‘assessoramento técnico especializado’ e ‘psicologia jurídica’ são as expressões que mais definem a atuação, (c) entrevista psicológica, além das visitas institucional e domiciliar, são os principais recursos técnicos utilizados, (d) a abordagem teórica sócio-histórica foi a mais frequentemente assinalada, e (e) os profissionais apresentam altos níveis de satisfação no trabalho e coesão da equipe de trabalho com outros profissionais.


Palavras-chave: Psicologia jurídica. Psicologia social. Ministério Público brasileiro. Mediação de conflitos. Direitos humanos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Douglas A. MacDonald, Departamento de Psicologia, Universidade de Detroit Mercy

Douglas MacDonald é membro do corpo docente da Detroit Mercy desde 2000. Ele recebeu seu doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Windsor e é um acadêmico ativo que publicou sobre tópicos em várias disciplinas ao longo de sua carreira.