O paradigma do proibicionismo das drogas na Espanha análise do resultado do paradigma proibicionista no tráfico de drogas espanhol

Conteúdo do artigo principal

Nilson Dias de Assis Neto
Andrés Javier Pastrano Mancayo

Resumo

A política criminal sobre o tráfico de drogas adotou um caráter proibicionista desde o início do século XX. O presente trabalho pretende fazer uma análise do paradigma proibicionista das drogas e os efeitos que resultaram dessas políticas, para verificar se foram eficazes quando se trata de reduzir o nível de tráfico de drogas na Espanha recentemente. Esse trabalho está dividido em duas partes fundamentais: uma com uma explicação do paradigma proibicionista desde a sua criação e como evoluiu; e outra em que é realizada uma análise sobre os efeitos do citado caráter proibicionista em matéria de dados do consumo, apreensões e pessoas presas. Assim, vemos a evolução daqueles dados para investigar se o caráter proibicionista acarretou efeitos positivos ou negativos em relação ao tráfico de drogas espanhol recentemente.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nilson Dias de Assis Neto

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça da Paraíba,Magistrado do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) (Brasil). Coordenador Adjunto de Educação à Distância da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA/PB). Diretor Adjunto do Departamento de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB). Professor com Pós- Graduação Lato Sensu em Direito Constitucional e Direito Civil, Mestrado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Barcelona (UB) e doutorando na Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca (Usal).

 

Andrés Javier Pastrano Mancayo, Polícia Nacional do Equador

Capitão da Polícia Nacional do Equador. Analista de Inteligência de Informações Operacionais da cyber​inteligencia. Polícia Judiciária credenciada pela Direção Nacional da Polícia Judiciária do Equador. Docente em Administração de Recursos Humanos nos programas de formação contínua da Direção Nacional de Educação da Polícia Nacional. Egresso do mestrado em gerenciamento de projetos pela Universidade de Especialidades Espíritu Santo de Guayaquil-Ecuador.