É com imensa satisfação que o Ministério Público do Estado da Paraíba apresenta o Volume 1 da sua Revista Institucional, edição 2024. Esta publicação nasce do compromisso com a produção e a difusão do
conhecimento jurídico, do fortalecimento do Estado Democrático de Direito e da valorização da atuação ministerial nas mais diversas frentes de defesa dos direitos fundamentais da sociedade paraibana.  Nesta primeira edição (do ano de 2024), reunimos artigos de membros do Ministério Público, profissionais do Direito, pesquisadores e parceiros institucionais, que abordamtemas contemporâneos e relevantes ao exercício da função ministerial como "os direitos humanos, o meio ambiente, a infância e juventude, liberdade religiosa, fundações públicas, inteligência artificial, entretantos outros".
    Mais do que um espaço de exposição doutrinária e prática, a Revista pretende consolidar-se como um veículo permanente de reflexão, intercâmbio e aprimoramento da atuação do Ministério Público, contribuindo para o diálogo institucional e para o aperfeiçoamento das políticas públicas em benefício da sociedade.
     A publicação deste primeiro volume marca um passo importante na construção de uma memória intelectual e institucional sólida, além de reconhecer e valorizar o esforço daqueles que se dedicam à defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
     O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) agradece a todos que contribuíram com seus Artigos, seu tempo e sua dedicação, e convidamos leitoras e leitores a mergulharem nas páginas desta Revista, que é expressão do nosso compromisso com a justiça e o próprio conhecimento.
     Neste pensar fazemos um registro elogioso aos servidores Nigéria Pereira da Silva Gomes e Geraldo Alves Flor, ambos responsáveis pela editoração física e eletrônica da Revista, o que sempre fazem com extremo zelo e dedicação.

     Ainda registro, que neste primeiro volume estão inseridas fotos ilustrativas dos representantes Órgãos de Administração e de Execução do Ministério Publico da Paraíba à época. Como sempre nos alertava o grande filósofo Immanuel Kant: “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. " e a renomada escritora Cora Coralina “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina ”.

 

Published: 2025-07-25